20 de dez. de 2010

Administração do tempo

A essência das melhores idéias na área de administração do tempo pode ser
capturada em uma única frase: “organize e execute conforme a prioridade”.
O gerenciamento pessoal se desenvolveu de acordo com um padrão similar a muitas
outras áreas do conhecimento humano.

Saltos importantes em termos de desenvolvimento sucedem-se periodicamente,
acrescentando uma nova dimensão vital.
Por exemplo, no desenvolvimento social, a revolução agrícola foi seguida pela
revolução industrial, que foi seguida pela revolução da informática.
Cada “onda” que chega cria um momento de progresso social e pessoal.

Na área da administração do tempo, as coisas acontecem de maneira similar
– cada geração se apóia na geração anterior, cada uma delas se move em direção
a um controle maior da vida.
A primeira geração se caracterizou por bilhetes e listas, a segunda pelos calendários
e agendas, e a terceira reflete o campo de administração do tempo atual.

Ela adiciona às gerações anteriores a importante idéia de prioridade, de esclarecimento
de valores e comparação do peso relativo das atividades.
Além disso, ela se concentra em estabelecer metas específicas de curto, médio e longo prazo,
em cuja direção o tempo e a energia são direcionados.
Inclui também o conceito do planejamento diário, da elaboração de um plano específico
para a conquista dessas metas e as atividades consideradas mais valiosas.

Mas apesar de sua contribuição significativa, as pessoas começaram a perceber
que a elaboração de agendas eficientes e o controle excessivo do tempo são improdutivos.
Isso porque a concentração freqüente na eficácia gera expectativas que entram em conflito
com as oportunidades de desenvolver relacionamentos mais ricos, de satisfazer as necessidades
humanas e de desfrutar momentos espontâneos diariamente.

Assim, começa a surgir uma quarta geração cujo desafio não é gerenciar o tempo, mas a pessoa.
Em vez de focalizar a atenção nas coisas e no tempo, as atenções da quarta geração se voltam
para a preservação e melhoria dos relacionamentos e a obtenção de resultados.

(( Stephen R. Covey, no livro "Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes"))

======================


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a mensagem acima que você leu