20 de mar de 2011

Situações

Perguntado como enfrentar com sucesso uma grande tropa inimiga em condições de combater e preparada para marchar para a batalha, responda: “Começando por tomar uma coisa que o inimigo conserve com interesse; então ele ficará sujeito à sua vontade”?

A rapidez é a essência da guerra. Tire partido da falta de preparação do inimigo, marche por caminhos onde não é esperado e ataque pontos desprotegidos. São os seguintes os princípios a serem observados por uma força invasora: quanto mais profundamente penetrar num país, maior deverá ser a solidariedade entre os soldados e, dessa forma, os defensores não levarão a melhor.

Faça pilhagens em território fértil para suprir seu exército de alimentos. Examine cuidadosamente o bem-estar de seus homens e não os sobrecarregue. Concentre sua energia e armazene suas forças. E mantenha seu exército sempre em movimento e delineie planos insondáveis.

O tático habilidoso pode ser comparado a uma cobra encontrada nas Montanhas Ch’ang: atingida na cabeça, reage com o rabo; atacada no rabo, responde com a cabeça; agredida no meio, ataca com a cabeça e o rabo.


trecho de "A Arte da Guerra", de Sun Tzu


======================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a mensagem acima que você leu