8 de jul. de 2011

Importe-se

Pense na última vez que você conversou com alguém e que teve a impressão de que a pessoa não estava nem um pouco interessada em conversar com você. Sentiu-se irritado com isso? Então lembre-se de que as outras pessoas também percebem quando não estamos interessados no que elas estão dizendo.

Para atrair as pessoas, temos de nos importar com elas. Quando estamos realmente interessados em alguém, raramente temos problema em manter a conversa fluindo e nos esquecemos de nós mesmos... Importar-se significa se pôr no lugar da outra pessoa... Agora, se você não quiser fazer esse esforço, é melhor ir embora... Se você foi conversar com essa pessoa, porque não oferecer toda sua atenção a ela?

Por falar em atenção, vamos abordar um pouco a escuta, 98% das pessoas estão desesperadas para que alguém as ouça... Assim como precisamos de água e de comida, também precisamos de amigos que realmente nos ouçam.

Você não gosta quando alguém lhe dá toda atenção? Não é uma experiência especial quando outra pessoa se põe no seu lugar para tentar ver os problemas da vida através de seus olhos?... Pense nisso, e retribua. As pessoas lá fora estão ansiosas por alguém que as escute completamente. Se você quiser afetar as pessoas positivamente, tente escutá-las com 100% de atenção. Você vai se tornar especial para elas. Mas tente escutá-las sem julgar. Converse com qualquer pessoa que esteja em um relacionamento falido e ouvirá comentários do tipo: “nós já não conversamos mais”; “não há comunicação em nosso casamento”; “meu pai não me ouve”... Nesses casos, temos não apenas de ouvir, mas ouvir sem julgar... Muitas vezes, não há necessidade de o ouvinte expressar uma opinião. Apenas ser capaz de compartilhar sentimentos, ser solidário com um ser humano; só isso já é suficiente.


(texto de Andrew Matthews, do livro “Faça Amigos”) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a mensagem acima que você leu