14 de jun. de 2012

COMECE TUDO OUTRA VEZ


Às vezes, insistimos numa relação ou num jeito de se relacionar que muito mais nos faz sofrer do que nos traz alguma alegria e aquela paz característica do amor. Sabemos que não é o que queremos, mas por algum motivo - que talvez não consigamos identificar sem antes mergulhar numa profunda reflexão - não nos desprendemos.

Passam os dias, os meses e até os anos e continuamos nos sentindo pesados, tensos, insatisfeitos, com a nítida sensação de que estamos desperdiçando energia num enredo que não vale mais a pena ou que talvez nunca tenha valido. Entretanto, nada fazemos para dar um basta e recomeçar.

Pode ser um amor que não é e nunca foi recíproco; pode ser um relacionamento falido ou proibido (quando o outro é comprometido ou definitivamente não está a fim de assumir um compromisso); pode ser um encontro desarmonioso, onde os objetivos de vida são completamente diferentes e você esteja convicto de que não deve rever sua escolha.

Enfim, existem muitos motivos que fazem com que uma relação nos oprima, nos diminua, consuma nossas melhores energias fazendo-nos perder oportunidades criativas e produtivas.

Muitas pessoas chegam a ser prejudicadas no trabalho, no ambiente familiar, com os amigos, na vida social, emocional e até espiritual; mas por medo, insegurança, falta de autoconfiança e auto-estima, nada fazem para mudar.

E sabe o que é pior? Tais pessoas, geralmente, enganam-se dia após dia, alimentando uma fantasia de que algo acontecerá, em algum momento, que lhes tirará desta armadilha, deste ciclo vicioso, desta grande confusão que se tornou sua vida. E quando se dão conta, já se foram mais 2, 8, 15, 50 anos...

Não espere mais. Pare de adiar sua própria felicidade. Mudanças dão trabalho, é verdade; mas definitivamente, valem a pena quando tiram você de uma vidinha insossa, sem graça e medíocre.

Eu sei: é difícil dar o primeiro passo. É difícil saber por onde começar.
Sugiro que você se decida, genuinamente, antes de qualquer coisa. Decida internamente, no seu coração. Diga a si mesmo: "eu vou mudar a minha vida!" e saiba, acima de tudo, que mudanças exigem novas atitudes!

Se acha que está fazendo tudo errado, pare, reflita, anote num caderno o seu "certo". Desenhe um novo caminho. Invente uma nova estratégia. Arrisque o desconhecido se sentir que pode ser melhor. Descubra uma nova história dentro do seu destino. Recomeçar é um privilégio de quem se ama, se respeita, sabe que merece sentir-se em paz consigo mesmo.

Sobretudo, seja tolerante, confie no poder que tem um dia após o outro; este é fluxo natural da existência. Não queira tudo para hoje, para agora. Mas também não desperdice o seu potencial passando a vida toda com suas sementes nas mãos. Sementes são promessas que precisam ser plantadas para se cumprir.
E uma vez plantadas, prepare-se para colher - uma a uma - suas possibilidades de felicidade.

Então, é isso: de atitude em atitude, você pode se redesenhar, se reconquistar e recomeçar, seja um novo amor, uma nova vida ou simplesmente um reencontro com seu próprio coração, que é a sua verdadeira fonte de prazer.

E depois de descobrir que você pode ser uma nova versão de si mesmo, faça isso toda vez que algo não estiver bem, afinal de contas, esta é a sua história!

(AD)
============================================