3 de jun. de 2012

PLANEJAMENTO, COMPROMETIMENTO E COISA E TAL!



          Estou com uma vontade louca, agora, de comer um belo sanduíche de bacon com ovos...
          Hummmmm, hummmmm...
          E logo me vem à mente uma questão sobre comprometimento, acompanhada de uma historinha, que costumo colocar em sala de aula para meus alunos e aí vai pra vocês:

          -Em um sanduíche de bacon com ovos, quem se compromete mais? O porco ou a galinha?

          Não sabe? Ora pense um pouco mais... 
          E agora responda: Qual o seu grau de comprometimento nas várias áreas de sua vida? Área profissional, pessoal, estudantil...
         
          Quanto à questão do comprometimento profissional tenho a dizer: Num processo seletivo procuro enxergar, nos candidatos, o grau de comprometimento de cada um.           Enxergo o comprometimento, como uma virtude e tanto nas entrevistas e dinâmicas que aplico.

          Trata-se de uma qualidade facilmente detectada quando se aplica um jogo competitivo na dinâmica de grupo.
          O candidato que se compromete com a tarefa, que participa e se dedica à sua equipe logo se sobressai.
          São profissionais comprometidos e agregadores que desejamos admitir em nossas empresas. Muito mais que o “super inteligente”, muito mais do que aquele que domina a área.
          O profissional que auxilia seus pares, subordinados e líderes são os mais disputados no mercado. Porque a equipe se sente segura com sua atuação.
          Diferente dos “vampiros” que encontramos por aí...  E vampiros, eu já falei aqui em outro artigo, são os sanguessugas sugadores de sangue, de energia e de entusiasmo. E dentre estes podemos encontrar até os mais inteligentes, os mais sabichões da empresa.
          Sempre chamo atenção destes jovens alunos que estão adentrando o mercado: não permitam que vampirizem seu idealismo, sua força de vontade, seu comprometimento com o objetivo.
          Os “Zeca Pimenteiras” estão espalhados por todos os cantos, prontos para dar o bote...
          Reconhece-los é fácil. Bastamos nós, da área de RH, organizar um piquenique para o Zeca Pimenteira se manifestar logo dizendo: “-hiiii, vai chover!”; Se rebatemos dizendo que é verão ele retruca: “-É, mas tem uma nuvem atrás daquela montanha...”.
          Já repararam que o lobo em pele de cordeiro é sempre amistoso e tem sempre um conselho a dar?
          “-Olha meu amigo, não aceite este cargo de chefia naquele setor, pois todos que aceitam são demitidos, aquele setor é a porta da rua.”

          Por essas e outras que eu aposto que você conhece algum Zeca, não? Na sua empresa, na faculdade, na sua família, nos seus amigos... Mas se conhece não se deixe contaminar. Continue com seu espírito agregador e comprometido e você terá muito êxito. Acredite no seu ideal, no seu sonho... e sonhe.  Sonhe e aja!
                   
          Ah, e o sanduíche de ovos com bacon?
          Quem mais se compromete é o porco. Pois a galinha bota os ovos e cai fora. Mas o porco dá a vida pelo sanduíche.
          Então, continue a dar a vida na conquista pelos seus objetivos, pense nisso e fique bem...

Prof. Rita Alonso

www.ritaalonso.com.br

====================================