15 de ago. de 2012

"E se vc pudese controlar sua sorte”


Muita gente acha que sorte (ou azar) são resultantes do puro acaso e que não podemos fazer nada com relação a isso, porém neste post eu quero lhe mostrar que a sorte na maioria dos casos é uma mistura de matemática e psicologia, e que é possível sim melhorar sua sorte!
Quem nunca ouviu aquela famosa frase utilizada no futebol quando um jogo vai para as penalidades máximas “pênalti é loteria”. No dia 19 de maio de 2012 na final da copa dos campeões, Chelsea e Bayer de Munique estavam prestes a disputar o titulo na disputa por pênaltis, porém o que os alemães do Bayer não esperavam é que o golerão do Chelsea estivesse em um de seus dias de mais sorte! Petr Cech agarrou duas cobranças e pulou no canto certo das outras 3 e com isso sagrou o Chelsea campeão. Quer mais sorte do que isso? Sorte mesmo?
Mais tarde Petr Cech revelará que tinha assistido um DVD com todas as cobranças de pênaltis dos jogadores de Bayer desde 2007, obviamente que os jogadores não bateram todos os pênaltis no mesmo lugar, porém Cech conseguiu detectar quais eram as preferências dos batedores do Bayer, e o que aconteceu? Ele seguiu estes padrões e o resultado foi o descrito acima, duas cobranças agarradas e 3 que pulou no canto certo.
O que quero mostrar aqui é que poucas pessoas tem este dom de achar padrões em coisas que aparentemente são aleatórias e com isso mudar sua sorte. E isso é mais fácil do que imaginamos, vejamos um exemplo que vem de épocas antigas.
Para os homens das cavernas fazer sol ou chuva no dia seguinte era uma questão completamente de sorte, eles apenas torciam para chover e a plantação vingar, sem poder fazer nada com relação a isso, porém com o tempo o homem começou a perceber um padrão no que era aparentemente aleatório para ele, e então criamos o calendário e as estações do ano e com isso percebemos que existem épocas que são mais propicias a chuva e melhor para o plantio, com isso de repente o homem se viu dominando a própria sorte e tendo colheitas mais fartas. Este é só um exemplo entre muitos na história da humanidade.
Claro que sempre existirão coisas que parecem e são realmente aleatórias. Imagine que a sorte seja como uma chuva de dinheiro (que belo exemplo heim!) porém você não sabe onde e nem quando ela vai cair, então o que você pode fazer? Construir um funil gigante para que quando chover você possa coletar o maior volume de dinheiro possível! Como construir este funil? Reunindo o maior numero de informações possíveis sobre o evento e calculando as probabilidades!
Conhecer as probabilidades envolvidas nas coisas aumenta sua chance de sucesso, mas para ter sucesso é preciso arriscar! E o que seria o arriscar no dia a dia?
Bem uma pessoa que se considera sortuda normalmente é sempre otimista com relação as coisas, com isso ela aproveita cada situação, uma pessoa sortuda não vê uma fila no banco como um baita azar, ela vê uma oportunidade de bater um papo com alguém enquanto espera sua vez de ser atendida (e é nessas horas que a sorte aparece, a sorte de uma oportunidade de um novo emprego, a sorte de um novo amor, entre outras) e quem esta de fora vai dizer “Caramba como você é sortudo”, mas ninguém percebe que essa pessoa transformou uma situação que parecia de completo azar em uma situação de sorte, apenas com sua atitude positiva, essa é uma das diretrizes da sorte.
Já o azarado anda sempre de mau humor e sempre acha que esta dando azar em tudo, ao encontrar uma fila, ao ter que ir trabalhar de ônibus por que o seu carro esta quebrado ou ao ser incomodado por alguém na rua.
Então agora você já sabe que para mudar sua sorte você tem que primeiro ter uma mudança de atitude, sempre que se deparar com uma situação que aparentemente é de azar tente analisar quais são os pontos positivos naquilo e tente reverte-la em uma situação de sorte, e segundo fique sempre atento as probabilidades e estatísticas de coisas que você esta planejando (como por exemplo uma viajem ou a compra de um carro) darem certo, as vezes coisas que aparentemente são aleatórias tem um padrão que pode lhe favorecer.
E para fechar este post quero deixar aqui algumas das características de pessoas que se dizem e se consideram sortudas segundo uma pesquisa, normalmente estas pessoas são: sociáveis, tem calma, buscam aprender coisas novas, aceitam o acaso, meditam e acreditam.
Decidi escrever este post depois que li a reportagem de capa desta edição da revista super interessante.
Espero que este post tenha lhe ajudado a enxergar a sorte com outros olhos a partir de agora e que consiga converter o maior numero de azares em sorte daqui pra frente.


Enviado pelo amigo Jorge/SP

============================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a mensagem acima que você leu