16 de mar. de 2014

FAÇA BRILHAR SUA ESTRELA DE CAMPEÃO



Roberto Shinyashiki


Só a percepção da necessidade de mudança irá impulsioná-lo em direção a um mundo melhor. E isso vale para todos, especialmente para aqueles que se julgam estar seguros nas estrelas que construíram

               Alcançar a glória no final de um caminho é sempre mais estimulante que o percurso que nos leva a ela. Isso porque é infinitamente mais simples imaginar campeões prontos, acabados, cheios de sucesso e energia, que se firmaram de uma hora para outra. Quando essa imagem vem à mente, a maioria das pessoas não se lembra de como foi feito o caminho que levou esses campeões a serem o que são hoje. Na verdade, essa é a explicação para o ditado que diz que por trás de todo o prazer há superdoses de sacrifícios, perseverança, abstinência, e muita, muita disciplina. Se existem estrelas, é possível imaginar que haja uma estrada para chegar até elas numa vez que as estrelas brilham para todos que se permitem olhá-las. Mas qual é o caminho, por onde ele passa? Vamos aqui traçar um panorama do que significa esse percurso para as estrelas. A primeira coisa a se lembrar é que esse trajeto não está pronto. Significa que cada um terá de construí-lo, segundo sua característica, perfil, desejo e disposição. O segundo ponto fundamental é o seguinte: vá além da sua zona de acomodação e ande com suas próprias pernas para o sucesso. No trajeto, enfrente os dragões da inércia, lute contra os fantasmas do desconhecido e tome sua carreira com suas próprias mãos.
                Feito isso, considere o seguinte: a vida é a busca por uma constante expansão de fronteiras, uma eterna superação de limites. Isso sempre foi válido, mas nos dias de hoje assumir essa postura é essencial para o sucesso, o que constitui um bom argumento para tirá-lo da zona de acomodação. Só a percepção da necessidade de mudança irá impulsioná-lo em direção a um mundo melhor. E isso vale para todos, especialmente para aqueles que se julgam estar seguros nas estrelas que construíram. Se você for uma pessoa bem-sucedida, terá um grave problema pela frente: as características que a levaram a ocupar a posição em que se encontra hoje não serão suficientes para levá-la onde você precisa estar amanhã.
               Parte dessa caminhada consiste em perceber que profissionais experientes têm de ficar atentos para analisar se a experiência deles é válida para este mundo moderno, pois é um ambiente completamente diferente daquele que nossos pais viveram. Por exemplo, pense numa cozinha contemporânea. Quantos aparelhos novos existem? Vejamos: forno de microondas, multiprocessadores, triturador de lixo, máquina de lavar pratos, cafeteiras elétricas, enfim, tantas novidades, mas que, certamente, vão ficar obsoletas em pouco tempo. Isso para ficar num só aspecto da vida moderna.
                No comércio, a concorrência se torna cada vez mais feroz: pequenos estabelecimentos, lojinhas em geral, têm de enfrentar as grandes redes de supermercados, farmácias, magazines, megastores as quais, por seu lado, possuem um custo fixo tão elevado que, se não tiverem um imenso volume de vendas e um controle férreo de seus gastos, vão entrar direto no vermelho. Afinal de contas, não é um mundo fácil para ninguém. Se você for uma pessoa bem-sucedida, terá um grave problema pela frente: as características que a levaram a ocupar a posição em que se encontra hoje não serão suficientes para levá-la onde você precisa estar amanhã. E não esqueça jamais: os campeões mantêm intacta toda o sua força de ser humano. Em geral, estabelecem seu sucesso a partir de sua própria vocação e valores. E têm, além disso, um forte sentido de direção, porque criam sua trajetória particular, aproveitando o que existe de melhor no ambiente em que atuam. Se ele não sabe, aprende. E ensina o que aprende, compartilhando o que sabe. Seu poder está em desenvolver a força dos seus companheiros, e não em deter o controle sobre os outros. Seus olhos estão atentos para cada oportunidade da vida.
              O campeão sabe preservar sua beleza interior. Realiza suas metas com força e a certeza da conquista. Quando sofre ameaças, sente medo porque manteve seu coração pleno de sentimentos e não se deixou robotizar. Mas avança sempre na direção de suas metas de vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre a mensagem acima que você leu